O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), sugeriu nesta semana que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não terá influência na eleição de 2020, quando acontecerá a sucessão do democrata. Em entrevista coletiva, Neto disse que “não existe espaço mais para eleger poste”.
A declaração do democrata ocorreu após o PT divulgar que o presidente da sigla na Bahia, Eden Valadares, convidou Lula para participar da Lavagem do Bonfim no dia 16 de janeiro.
“Não é nenhuma surpresa o ex-presidente Lula em Salvador. Aliás, quantas e quantas vezes ele já esteve aqui. Inclusive, em atos políticos e pedindo votos contra mim. Ganhei duas eleições em 2012 e 2016 contra ele, fazendo o meu trabalho e discutindo a cidade. Eleição municipal é municipal. Acabou a história de que chega qualquer um de fora, bota a mão na cabeça e ele elege. (…) Garanto que, com o nível de maturidade que temos hoje na cidade, com o nível de maturidade do eleitor de Salvador, isso não terá nenhuma influência. Não vejo nada de extraordinário ou novidade caso ele participe (da Lavagem)”, declarou o gestor soteropolitano.
Neto afirmou, ainda, que fez pesquisas internas recentes que comprovam a sua declaração de que elementos externos não terão impacto no pleito. “O que vai ser determinante é o julgamento que o eleitor vai fazer do potencial do candidato, o que cada um representa, que cidade cada um pretende construir para o futuro. Aliás, não existe espaço mais para eleger poste depois de tantos erros, tanta coisa que aconteceu, um preço alto. Ninguém entra mais nessa. Salvador tem um nível de maturidade acima da média. As pessoas não têm memória curta. As coisas mudaram muito de patamar em nossa cidade. Tenho certeza que o ano que vai entrar, que é ano de eleição, o debate será de alto nível. A cidade que vamos discutir para o futuro é outro”, acrescentou.