Em desvantagem nas pesquisas eleitorais na corrida pelo Palácio de Ondina, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) divulgou nesta semana um vídeo para desmentir uma fake news de que o eleitorado baiano teria o voto anulado se escolhesse candidatos a governador e a presidente da República de partidos diferentes.
No vídeo, divulgado nesta semana pela campanha de ACM Neto no horário eleitoral e nas redes sociais, um locutor esclarece o eleitor sobre como votar na urna no próximo dia 30.
“Primeiro, você vai votar pra governador. O número de ACM Neto é 44. É só apertar o 4 e depois o 4. Quando aparecer a foto de ACM Neto, é só apertar o botão verde e pronto”, informa.
“Agora é a hora de votar para presidente. Coloque o número do presidente que você escolheu e confirme”, acrescenta o vídeo, sem fazer qualquer menção a Lula e a Jair Bolsonaro.
O PT tem reforçado que Jerônimo é o candidato de Lula, que obteve 69,73% dos votos válidos no Estado no primeiro turno. ACM Neto, por outro lado, conforme a coluna de Malu Gaspar, o ex-prefeito de Salvador tem optado pela neutralidade para evitar que a rejeição de Bolsonaro na Bahia contamine a sua candidatura.
A campanha do candidato do União Brasil decidiu agir após pesquisas qualitativas identificarem que eleitores baianos votaram no “13” para governador para não perder o voto em Lula. A desinformação teria sido mais forte em municípios do interior da Bahia.
Bolsonaro espera reduzir o abismo que o separa de Lula na região Nordeste, onde o petista aparece com cerca de 40 pontos percentuais de vantagem. Para isso, a Bahia, quarto maior colégio eleitoral do país com 11,2 milhões de eleitores, é fundamental.
“Talvez façamos um acordo com ACM Neto. Se bem que eu apoio o ACM Neto, independente de ele querer ou não fazer acordo comigo, afinal de contas, o outro lado é o PT. Onde tem o PT, eu tô do outro lado”, disse Bolsonaro na última quinta-feira (20), ao participar do podcast Inteligência Ltda, que quebrou recorde de audiência.
Mas aliados de ACM Neto observam que esse apoio, mesmo sendo um sonho para Bolsonaro, não faz sentido para o ex-prefeito.
Além disso, nos cálculos da campanha do candidato do União Brasil, dos 40% de votos válidos que ACM Neto obteve no primeiro turno, 14 pontos percentuais vieram de eleitores de Bolsonaro e outros 26 pontos de pessoas que votaram em Lula para presidente.