O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), criticou nesta última quarta-feira (27) o que esta ocorrendo no Ministério da Educação, ao se referir as constantes mudanças na pasta.
Na última terça-feira (26), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, foi exonerado do cargo após a publicação de uma portaria polêmica, que adiava para 2021 a avaliação da alfabetização de crianças. Além disso, a secretária de Educação Básica, Tania Leme de Almeida, também pediu demissão do MEC após não ter sido consultada sobre a decisão de suspender a avaliação. Ela também vinha sendo atacada, dentro e fora do MEC, pela ala ligada ao escritor Olavo de Carvalho.
“O ministério está batendo cabeça. Cada hora uma pessoa é demitida. Tem dedicado tempo e energia com bobagem. Não dá. A gente torce muito para que o governo federal entre no eixo e possa seguir o seu trilho. Agora, do jeito que estão conduzindo o Ministério da Educação, não vai para lugar nenhum. Tem que se fazer educação com profissional de qualidade, competente que sabe como executar políticas educacionais sem ideologia, sem partido. O nosso partido é o partido da educação. A nossa ideologia é a de ensinar as nossas crianças. Uma educação de verdade. Não educação de faz de conta”, condenou ACM Neto.