sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução / Facebook
Home / DESTAQUE / ACM Neto anuncia interdições e não descarta toque de recolher em Salvador
quarta-feira 27 de maio de 2020 às 12:14h

ACM Neto anuncia interdições e não descarta toque de recolher em Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou na manhã desta quarta-feira (27) durante entrega de cestas básicas ao Lar Fabiano de Cristo, em Coutos, sobre a adoção de medidas restritivas mais rigorosas em Periperi, que será iniciada nesta quinta-feira (28) e que contará com a interdição de vias do bairro.

Durante uma semana, a rua Carlos Gomes e a Rua Ambrósio Calmon, nos trechos entre a Rua das Pedrinhas e o mercado municipal, ficarão fechadas.

Os estabelecimentos que não são considerados essenciais estarão impedidos de abrir as portas, assim como o comércio informal.

Além disso, serão realizadas no bairro ações como testes rápidos em moradores, higienização das ruas e medidas de combate ao Aedes Aegypti.

A adoção de medidas restritivas mais duras em Periperi tem como objetivo frear a propagação do coronavírus na região. ACM Neto destacou o número de casos confirmados da doença no subúrbio ferroviário de Salvador.

“Quando pego o número total de casos na cidade, Plataforma, como citei, registra 74 casos. O Lobato, que também entramos, tem 71 casos. Despontando como regiões com maior número de casos tempos Periperi, com 65 casos. Ainda no subúrbio temos 43 casos em Paripe, sete casos em São Tomé de Paripe”, declarou.

O prefeito pontuou que em maio o número de casos disparou na região.

“O bairro de Periperi já registra 65 casos do coronavírus. Quando a gente olha os casos de maio, que são os casos mais atuais, somente o bairro de Periperi já registra 55 casos. Então, estamos falando de 55 de um total de 65, isso somente no mês de maio. Somente nos últimos sete dias, Periperi teve 26 casos”.
O número de mortes também foi citado por ACM Neto. Ele afirmou que foram realizados 10 sepultamentos de pessoas mortas pela Covid-19 no cemitério municipal de Periperi.

“Registro mais um dado importante. O número de óbitos e sepultamentos. Quando olhamos o mapa da cidade, fazemos uma distinção das cores de cada região e fica impressionante o número de sepultamentos no subúrbio. Até ontem, em Paripe, tivemos nove óbitos registrados, levando em consideração sepultamentos nos cemitérios municipais, o que não contabiliza pessoas sepultadas em outros cemitérios. Fazenda Coutos teve oito óbitos de Covid, Coutos com 4 óbitos, Periperi com 10 óbitos, Plataforma 11 óbitos”.

Atualmente, conforme o G1, as medidas restritivas mais rigorosas estão em vigor em Brotas, Cosme de Farias, Liberdade, Lobato, Plataforma, Massaranduba e Uruguai. Os bairros da Pituba, Centro, Boca do Rio e Bonfim já receberam a ação da prefeitura.

Toque de recolher não está descartado

Durante o anúncio das medidas em Periperi, ACM Neto afirmou que a possibilidade de implantar um toque de recolher em Salvador não está descartada. Outras cidades do estado já adotaram a medida, como Lauro de Freitas, que proibiu a circulação de pessoas em espaços públicos das 20h às 5h.

O assunto foi motivado após imagens de uma guerra de espadas realizada em Periperi, próximo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), circularem pelas redes sociais. A atividade teria ocorrido na última terça-feira (26), data em que foi celebrado antecipadamente o feriado de São João. O prefeito criticou o comportamento das pessoas que participaram da ação.

“Outro dia me perguntaram sobre toque de recolher e disse que, pelo que a gente presenciava, o principal problema era durante o dia. Mas quero dizer que se houver insistência das pessoas em descumprirem o decreto, se continuar havendo o que houve em Periperi, queima de espadas à noite, com uma atitude de desrespeito com a vida, não teremos outra alternativa a não ser decretar o toque de recolher em Salvador. Aí, no período da noite, as pessoas estarão proibidas de sair”, afirmou o prefeito.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), Salvador tem 9.094 casos confirmados de coronavírus, com 368 mortes em decorrência da doença.

Veja também

Haddad descarta alterar meta de primário e diz que bloqueio para 2024 deve chegar a R$ 5 bilhões

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na noite desta última quinta-feira (21) que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!