Os testes para detecção da Covid-19 agora também serão realizados além dos bairros da Pituba e de Brotas, nos bairros de Itapuã e Pernambués.
O anuncio foi feito em coletiva manhã desta sexta-feira (4) pelo prefeito ACM Neto (DEM). A testagem faz parte da retomada de medidas de apoio e proteção à vida, sem restrição ao comércio, nos bairros da cidade, com o objetivo de combater a disseminação do coronavírus. A intenção é levar essas ações para outros bairros que apresentem alto índice de casos. Neto também afirmou que Salvador já dispõe de três ultrafreezeres que permitem armazenar vacinas contra o novo coronavírus.
Testes rápidos devem ser feitos diariamente na unidade volante de cada bairro. A ação tem um prazo inicial de sete dias e acontece após estas localidades apresentarem número crescente de casos do novo coronavírus.
Os testes ajudam a evitar uma segunda onda da doença na cidade, visto que, uma vez testado positivo, o indivíduo passa a cumprir o isolamento, evitando que outras pessoas se contaminem.
Desde o início da pandemia, a Prefeitura realizou 221.028 testes para detecção da doença. De acordo com dados obtidos no portal da Transparência da SMS, que mostra índices relacionados à Covid-19, há quase cem mil casos confirmados da doença na capital baiana, entre os quais 95.681 foram curados.