Na última quarta-feira (13), a prefeita do município de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT) participou da 2ª edição do Café com Negócios.
A atividade foi organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Lauro de Freitas (ACELF) e pela Câmara de Dirigente de Logistas (CDL) e contou com a presença de diversas autoridades e empresários.
Os temas abordados no evento foram de mobilidade urbana e transporte coletivo, a gestora do município falou com a imprensa sobre os projetos e citou o aeromóvel, projeto que o secretário Mauro Cardim tem buscado viabilizar junto a gestão municipal, gestão estadual e a iniciativa privada.
A prefeita disse em entrevista no evento que ocorreu no auditório da unidade do SENAI local, que é importante que o empresariado que já investe ou quer investir na cidade, tenha um modal com conforto, agilidade e tranquilidade, referindo-se ao exemplo do metrô.
Falou também da chegada do metrô até Lauro de Freitas que sua gestão e a gestão do governador Rui Costa (PT) concretizaram. Explicou sobre a licitação que a prefeitura de Lauro de Freitas já estaria preparando sobre o sistema municipal de transporte e afirmou ainda que o governo da Bahia está preparando em paralelo, uma outra licitação para o subsistema metropolitano de transporte, tudo interligado fazendo integração ao metrô.
Moema Gramacho disse que estão sendo realizados estudos para implantação do aeromóvel, um modal que já existe em dois outros estados brasileiros e que os estudos desse transporte em Lauro de Freitas já estariam em fase avançada e teriam sido autorizados pelo governador.
O aeromóvel, segundo Moema, será uma parceria público-privada (PPP) e que se for de fato efetivado, irá melhorar a vida da população que passará a ter uma maior facilidade de locomoção integrando o metrô e o sistema de transporte municipal e intermunicipal.
O Acesse Política publicou no último mês de dezembro uma reportagem sobre o projeto do aeromóvel e como seria implantado em Lauro de Freitas.
Em contato com especialistas e engenheiros, os mesmos afirmaram que o aeromóvel que o secretário de planejamento da prefeita Moema Gramacho busca viabilizar para cidade é, segundo estes profissionais, um meio de transporte urbano de baixo impacto ambiental, seguro e de rápida execução em uma espécie de via elevada de concepção, que utiliza um singular sistema de propulsão pneumática, inventado pelo engenheiro gaúcho Oskar Hans Coester. Este engenheiro foi responsável pelo setor de manutenção de aeronaves da companhia aérea VARIG durante sua era dourada, sob o comando de Rubem Berta.
“Não podemos enxergar somente o município, somos uma área de integração. Não podemos pensar a mobilidade de Lauro de Freitas desapartada das outras cidades da Região Metropolitana. É um desafio cuidar da mobilidade, mas o que é pra fazer merece ser bem feito e pra ser bem feito tem que ser com amor. É por este sentimento que faço parte deste governo” disse a prefeita Moema Gramacho.
Presidente da ACELF, Coriolano Oliveira destacou a importância do dialogo entre a sociedade civil e o poder público. “Para identificar a cidade que queremos precisamos conhecer para pensar em alternativas que fortaleçam o comércio e a indústria, e poder desfrutar de serviços cada vez com mais qualidade”.
Lauro de Freitas atualmente possui 15 mil empresas. O Café com Negócios deve acontecer uma vez por mês abordando diferentes temas com o objetivo de estreitar a relação entre município e empresários.
A 1ª linha ligará o novo Hospital Metropolitano que está em construção na região oeste da cidade próximo a Via Metropolitana, e este modal passará pelo bairro de Areia Branca até o bairro de Portão, a 2ª linha, conforme pré-projeto interligará Areia Branca e Vida Nova, e a 3ª linha será do bairro mais populoso de Lauro de Freitas, bairro da Itinga até o aeroporto. A 4ª linha do aeromóvel seria do Aeroporto até o bairro da praia de Ipitanga passando pelo centro da cidade.