Cerca de 700kg de resíduos poluentes foram recolhidos no último sábado (18), Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, durante a quarta edição do Limpa Busca Vida, uma ação de preservação do meio ambiente que consiste no recolhimento de detritos e de limpeza da areia desta importante praia de Camaçari, localizada no litoral norte baiano. Realizada por cerca de 50 voluntários e moradores do Condomínio Busca Vida (CBV), a iniciativa coletiva foi considerada um sucesso por Marcelo Dourado, síndico administrador do CBV.
“Além dessa quantidade imensa de resíduos, chegamos a retirar também dois fardos de borracha de um navio alemão naufragado e até mesmo uma garrafa que navegou desde o Oriente até Busca Vida, mostrando que o problema é globalizado”, afirmou Marcelo Dourado. A atividade foi uma iniciativa da Associação de Surfe de Busca Vida e contou com apoio da Comissão Ambiental e da administração do Condomínio.
Durante a coleta, foram encontrados resíduos dos mais diversos, como sacos plásticos, vidros, papel, pedaços de madeira, cascas de coco e outros materiais flutuantes. A limpeza foi feita protegendo as áreas de desovas de tartaruga marinha e o lixo recolhido foi armazenado em três ecopontos do CBV e disponibilizado a uma rede de catadores cooperados.