Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito na capital baiana, realizada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a Zul Digital, uma das empresas de aplicativos de estacionamentos digitais que funcionam em Salvador, participa de uma exposição que tem como objetivo levar os principais serviços da autarquia para a comunidade. O evento acontece no Shopping da Bahia, de 22 a 25 de setembro, e é aberto ao público. As ações acontecem no Piso L2 do Shopping da Bahia, de 09 às 22 horas, de quinta a sábado, e das 13 às 20 horas, no domingo.
“O app Zul Digital é o principal player do mercado de estacionamento rotativo no Brasil. Estamos levando ao evento promotores para mostrar como fazer os downloads, ativar o crédito do usuário, e a forma de usar o serviço nas cidades em que o aplicativo funciona no Brasil, de maneira fácil, segura e rápida”, explica André Brunetta, idealizador e gestor do Zul Digital.
Durante a exposição, o cidadão que for ao local também poderá fazer credenciais para estacionamento em vagas especiais, conhecer como funciona a central de videomonitoramento da Transalvador, o Núcleo de Operação Assistida (NOA), e observar de perto os equipamentos usados pelos agentes de trânsito. Além desses serviços, quem passar pela exposição também terá acesso a uma exposição de fotos de ações realizadas na história da autarquia municipal e de fardamento. Haverá ainda uma pista de ciclismo para a garotada se divertir enquanto aprende as regras do trânsito.
Outras ações:
Além da exposição em si, há diversas ações que visam promover a sensibilização e a orientação de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas nas vias da cidade e uma série de eventos programados, como o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária, o curso sobre Ruas Seguras, a implementação da nona área de Zona 30 na capital baiana, no entorno do Instituto dos Cegos (Barbalho), com a readequação da velocidade da via para 30km/h e requalificações no local para melhorar a segurança viária, além de diversas homenagens aos servidores em função do Dia do Agente de Trânsito.
Por mais um ano, a autarquia municipal programou as ações da semana em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia cidades a promoverem medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. Além disso, a Transalvador conta com o suporte de todos os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito da capital baiana (PVT). Prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a celebração deste ano tem como tema “Por um trânsito mais seguro”.
Destaque internacional
O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, afirma que Salvador vem sendo destaque em nível internacional no que diz respeito à redução de mortes no trânsito, sendo uma das poucas cidades que conseguiram diminuir essas ocorrências em mais de 50% na última década. “A gente sabe que nenhuma perda é aceitável, mas 95% é causada por falha humana. Então, cabe a conscientização e o reforço sobre as responsabilidades e direitos de todos. Além disso, só em 2022 tivemos diversos encontros regionais para falar sobre trânsito com entidades que vieram a Salvador conhecer nosso trabalho. E isso mostra que estamos no caminho certo e trabalhando cada vez mais para reduzir ainda mais as ocorrências”, afirmou.