sábado 21 de dezembro de 2024
Vídeos divulgados pelo Pentágono mostram objetos voadores não identificados Foto: Reprodução
Home / CURIOSIDADES / Acadêmicos se unem para um estudo sério dos OVNIs
segunda-feira 5 de agosto de 2024 às 08:13h

Acadêmicos se unem para um estudo sério dos OVNIs

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


O envolvimento acadêmico no estudo de OVNIs está ajudando a progredir este assunto, outrora tabu, para além do domínio da especulação. Isto de acordo com um grupo de acadêmicos que estão agora pressionando por um envolvimento mais profundo de profissionais de uma gama diversificada de disciplinas.

Acadêmicos se unem para um estudo sério dos OVNIs

O estudo dos OVNIs, antes amplamente evitado pela comunidade acadêmica, viu recentemente a entrada de um número crescente de estudiosos das ciências humanas, ciências sociais e ciências naturais. Reforçados ainda mais pelo envolvimento renovado do Departamento de Defesa dos Estados Unidos nas investigações de OVNIs, os estudos de mistérios aéreos registraram recentemente um aumento pronunciado em investigações acadêmicas sérias, impulsionados pelo desejo de compreender as implicações dos incidentes relatados e o seu impacto em várias disciplinas.

Agora, a Society for UAP Studies, uma organização sem fins lucrativos 501 (c)(3) que visa unir acadêmicos e profissionais que, de acordo com seu site, “estão comprometidos em avançar no estudo dos OVNIs por meio de um envolvimento acadêmico rigoroso”, será organizar um simpósio de verão online que abordará como os profissionais podem ajudar a avançar nossa compreensão desses fenômenos desconcertantes.

O Dr. Michael Cifone, professor de filosofia. e fundador da Society for UAP Studies, que também atua como CEO e editor de sua publicação oficial, Limina -The Journal of UAP Studies, disse:

“O objetivo disso é organizar uma ampla gama de campos acadêmicos, perspectivas e discursos que estão de várias maneiras preocupados com a compreensão – mais profunda e mais rigorosa – do assunto dos OVNIs.”

Segundo Cifone, um dos objetivos da sociedade é incentivar o diálogo interdisciplinar entre humanistas e cientistas que abordam o fenômeno OVNI de diferentes maneiras. Também é o de unir pesquisadores no que ele chama de “questões mais metateóricas de como estudar o fenômeno”.

Apesar do recente foco no envolvimento científico e militar com OVNIs, Cifone disse ao The Debrief que o fenômeno apresenta desafios que também impactam as ciências humanas e políticas. Também, os desafios também atingem as investigações de historiadores, antropólogos e profissionais em uma variedade de outras disciplinas.

Cifone, que acredita que será uma oportunidade de aprender como quem trabalha nesta área acadêmica pode contribuir para o nosso crescente conhecimento sobre o tema, disse:

“Com um evento como este, temos a oportunidade de um maior envolvimento das humanidades.”

Christian Peters, Diretor Administrativo da Escola Internacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais de Bremen (BIGSSS) e membro do conselho consultivo da Sociedade, diz que outro dos desafios de trazer as ciências humanas mais profundamente nas investigações de OVNIs envolve não apenas identificar e caracterizar OVNIs, mas também, até certo ponto, os próprios desafios passados ​​da disciplina com a autoidentificação.

Peters disse:

“O que acontece conosco nas ciências sociais é que ainda não decidimos se pertencemos às humanidades ou às ciências. Somos uma espécie de raça mista.”

Peters disse ao The Debrief que muitos dos processos e abordagens atuais aplicados no estudo dos OVNIs são moldados pelos contextos das instituições militares e científicas, que são movidas por diversas ambições e interesses que, segundo Peters, destacam a influência das ciências sociais na compreensão do que é considerado verdade e realidade.

Ele disse:

“Temos algo nas ciências sociais, chamado construtivismo social, que se relaciona com o fato de que basicamente tudo o que trata de realidades, verdades e ambições é construído socialmente. Há muitos argumentos em andamento olhando para os processos atuais sobre conceitos como divulgação, que se tornou uma espécie de ‘palavra-sinal’ para a discussão que ocorre no momento.”

Mas você pode olhar para a divulgação de uma perspectiva de teoria política mais distante e olhar para isso como sendo o jogo entre a revelação e a ocultação no Estado moderno e antigo.

Há muito que precisa ser dito sobre esses processos.”

Assim, alinhado com essas perspectivas, Peters coordenará um workshop para o evento de verão da Sociedade com o historiador Greg Eghigian, que examina a questão dos OVNIs a partir das perspectivas da história, da ciência política e da teoria política.

Peter disse ao The Debrief:

“Há um grande movimento acontecendo com pessoas sérias trabalhando em diferentes áreas. Não creio que encontraremos uma abordagem interdisciplinar, mas começaremos a facilitar a discussão que precisa ocorrer.”

Junto com o diálogo interdisciplinar, Eghigian disse ao The Debrief que outro objetivo do evento da Sociedade envolve outro dos problemas mais duradouros do assunto.

Eghigian disse:

“As especulações sobre OVNIs são muitas vezes desvinculadas de qualquer pesquisa empiricamente sólida e autocrítica. A conferência procura preencher esta lacuna colocando os estudos multidisciplinares sobre o assunto no centro das atenções.”

Junto com o workshop de Peters e Eghigian, vários outros que abordam diversas abordagens para o estudo de OVNIs serão apresentados, incluindo uma sessão que enfoca a aplicação da ciência cidadã.

Dan Williams, que coordena o Grupo de Trabalho de Ciência Cidadã oficial da Sociedade, disse:

“O Workshop de Ciência Cidadã de OVNIs está reunindo cientistas da área de OVNIs e pesquisando os recursos disponíveis e as melhores práticas para a ciência cidadã em geral.”

Williams, que liderará o workshop, diz que esses recursos incluem SciStarter, ZooniverseNASA Citizen Science Seed Funding Program, imagens e análises comerciais de observação da Terra por satélite, instrumentação terrestre, aplicativos para smartphones e aprendizado de máquina auto supervisionado, ou o que ele chama de tecnologias de “agulha no palheiro”.

Williams disse ao The Debrief:

“Esperamos que os participantes do workshop possam então escrever um artigo sobre as melhores práticas e identificar vários projetos de ciência cidadã de interesse geral. Temos vários membros do recente workshop sobre OVNIs patrocinado pela ASTRO-ACCEL da National Science Foundation participando, e esperamos que nosso workshop também avance em seu objetivo de formar um grupo de trabalho de ciência cidadã sobre OVNIs.”

Joshua Pierson, D.S.S., investigador de carreira que também é consultor da Sociedade de Estudos de OVNIs, disse:

“O estudo dos OVNIs lida com informações incompletas, imprecisas e às vezes até enganosas. A beleza de ter uma conferência e uma organização que se concentra em trazer as ciências sociais e as humanidades para funcionar é realmente onde começamos a avaliar o que é impreciso e incompleto. Exceto que agora, em vez de adotar uma abordagem prática, temos pessoas que podem pensar profundamente sobre o assunto para ajudar a informar alguns dos melhores modelos e métodos para abordar as informações que obtemos sobre OVNIs.”

Sobretudo, Pierson diz que além de aplicar os melhores modelos e métodos de pesquisa, um objetivo coletivo de grupos acadêmicos como a Society for UAP Studies é também definir os fenômenos com mais precisão. No entanto, junto com o enquadramento do fenômeno em termos acadêmicos, parte do objetivo de estudar os OVNIs a partir de uma perspectiva das humanidades também envolve reconhecer como as pessoas se relacionam com as experiências dos OVNIs e qual o impacto geral que o assunto tem nos indivíduos, bem como no nível social.

O Dr. Kim Engels, professor associado de filosofia na Universidade Molloy que também faz parte do Conselho Consultivo da Sociedade, disse:

“Os OVNIs têm efeitos profundos na vida daqueles que os testemunham e também estimulam questões importantes sobre a natureza do conhecimento em si e as limitações de nós mesmos como conhecedores. Nossa conferência está oferecendo um espaço para filósofos e teólogos avaliarem essas dimensões importantes da conversa sobre OVNIs.”

O professor Cifone disse ao The Debrief:

“Uma das coisas mais importantes que acredito que as ciências humanas fornecem – pelo menos a filosofia da ciência, minha própria tradição – é uma espécie de perspectiva crítica sobre as maneiras pelas quais as pessoas passaram a interpretar e estudar os OVNIs.

Acho que estamos em um momento interessante aqui em termos da ciência dos OVNIs. Há uma espécie de ponto de inflexão aqui que acho que estamos testemunhando, e uma ciência está se formando a partir de uma história de tentativas abortadas e fracassadas de trazer algum tipo de envolvimento científico sistemático com a questão.”

Se Cifone estiver correto, e os esforços de organizações como a dele, bem como aqueles atualmente empreendidos por outros grupos acadêmicos e agências governamentais, apontarem para o surgimento de uma nova área de estudo nas ciências, então grupos como a Sociedade podem ser alguns dos mais bem equipados para ajudar a orientar o processo.

Cifone disse a The Debrief:

“Sabe, existe esse espaço intermediário que acho que as humanidades são realmente boas em negociar.

Além disso, ele acrescentou que acadêmicos como aqueles que participarão da próxima conferência da Sociedade poderiam ser particularmente adequados para ajudar a comunidade científica navegar pelos vários desafios apresentados por um campo de estudo tão complexo.

Cifone disse:

“Acho que é aqui que os humanistas podem reunir os cientistas para discutirem esse tipo de aspecto difícil do fenômeno.”

Society for UAP Studies realizará sua Conferência de Verão 2024 online, intitulada “Varieties and Trajectories of Contemporary UAP Studies”, de 16 a 18 de agosto de 2024.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!