A AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP), confirmou nessa 3ª feira (20.abr.2021) que 39 cadetes estão contaminados com o Sars-CoV-2, coronavírus responsável pela covid-19. De acordo com a academia militar, todos estão com sintomas leves.
A unidade diz que realiza acompanhamento constante da saúde dos cadetes e, por isso, foi possível identificar um aumento no número de casos de militares com sintomas gripais.
Os cadetes foram afastados das atividades e realizaram testes para detectar a covid-19. Os que tiveram a
Pirassununga viu disparar as mortes por covid-19. A cidade de 78.000 habitantes tinha, até o início de março, 67 mortes pela doença. Nessa 3ª feira (20.abr), o número era de 166. Segundo boletim divulgado pela prefeitura, o município acumula 6.429 casos confirmados de covid-19.
A AFA afirma que, desde o início da pandemia, tem adotado medidas preventivas para evitar o impacto da covid-19 em suas instalações.
“Além das medidas preventivas ao contágio e à disseminação previstas no plano de contingência do comando da aeronáutica para a covid-19, a AFA implementou também as orientações oriundas das autoridades sanitárias, em conjunto com o esquadrão de saúde de Pirassununga”, diz.
A academia militar afirma que também tem feito a conscientização dos militares sobre a importância de seguir essas medidas.
Entre os protocolos adotados pela AFA estão a desinfecção de alojamentos, realização dos testes RT-PCR em casos suspeitos e acompanhamento pela equipe médica da academia.
Esse não é o primeiro surto registrado na AFA. Em março de 2020, pelo menos 95 integrantes da academia militar foram diagnosticados com sarampo.
infecção confirmada estão sendo acompanhados por médicos durante o período de isolamento.