domingo 26 de janeiro de 2025
André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim. Foto: CRQ-IV
Home / NOTÍCIAS / Abiquim: Nova Indústria Brasil está ancorada em pontos centrais da neoindustrialização
quarta-feira 24 de janeiro de 2024 às 07:35h

Abiquim: Nova Indústria Brasil está ancorada em pontos centrais da neoindustrialização

NOTÍCIAS


A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) emitiu nesta última terça-feira (23) posicionamento favorável ao plano Nova Indústria Brasil, lançado pelo governo federal ontem e que prevê R$ 300 bilhões em investimentos para a indústria até 2026 por meio de financiamentos e subsídios. Para a entidade, formada por 120 empresas químicas de grande, médio e pequeno portes, a iniciativa está alinhada a pontos centrais da promoção de uma neoindustrialização.

O presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, apontou que a retomada do Regime Especial da Indústria Química (Reiq) significou um “reconhecimento do governo” sobre a importância do setor químico. A iniciativa foi criada em 2013 com o objetivo de reduzir a diferença de custos entre empresas químicas nacionais e globais, por meio de descontos em impostos federais, como o Pis/Cofins.

Na segunda, o governo anunciou que o Reiq teria R$ 1,5 bilhão em incentivos dentro do plano Nova Indústria Brasil. A perspectiva também é positiva para uma melhor oferta de gás natural – importante matéria-prima para produtos químicos básicos. A defesa por maior disponibilidade do insumo é uma antiga reivindicação do setor.

“Esperamos, com confiança, que os desdobramentos do plano criarão as condições para a sobrevivência e retomada do crescimento de uma indústria química que escolheu competir com padrões mais sustentáveis que a maioria dos outros países produtores químicos no mundo, enfrentando a concorrência de produtos que geram mais emissões de gases de efeito estufa. Entendemos que essa política tem o potencial de mudar o quadro desfavorável que atualmente enfrentamos”, afirmou Passos.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!