quarta-feira 26 de junho de 2024
Celulares e computadores encontrados pela PF na casa de Giancarlo Gomes Rodrigues, ex-assessor de Alexandre Ramagem — Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Abin abre apuração sobre supostos equipamentos da agência encontrados em operação
segunda-feira 29 de janeiro de 2024 às 14:35h

Abin abre apuração sobre supostos equipamentos da agência encontrados em operação

NOTÍCIAS


A Agência Brasileira de Investigação (Abin) abriu apuração nesta segunda-feira (29) sobre supostos computadores da entidade que teriam sido apreendidos em endereços de suspeitos de arquitetar um esquema ilegal na agência, durante o governo Jair Bolsonaro, para espionar desafetos.

Nesta segunda, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), a assessores do político e a assessores do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem (PL-RJ), atual deputado federal.

Computadores foram apreendidos nesses endereços – e, segundo a apuração inicial da PF, pelo menos uma dessas máquinas pertence à Abin.

A agência confirmou à GloboNews que abriu apuração para tentar identificar se, de fato, esses computadores pertencem à agência – e, caso sim, se eles foram utilizados para o suposto esquema de espionagem ilegal.

Na casa de um militar que assessorou Ramagem na Abin, por exemplo, a Polícia Federal encontrou 10 celulares, três computadores, uma arma e um HD externo.

Em buscas na internet, o nome de Giancarlo Gomes Rodrigues aparece como militar do Exército, vinculado a batalhões no Rio e com passagem também pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Michel Temer.

Investigadores afirmaram à GloboNews que o militar é casado com uma servidora da Abin – o que poderia justificar a presença de um equipamento da empresa na residência do casal. Essas informações ainda serão confirmadas ao longo da investigação.

A Abin também afirmou ao blog da Camila Bomfim que colabora com as investigações e que, se acionada pela PF, vai fornecer as senhas dos supostos equipamentos da agência que tiverem sido apreendidos.

Veja também

Silvio Almeida propõe acordo para monitorar sistema prisional brasileiro

Um acordo de cooperação técnica que garanta o monitoramento do sistema prisional brasileiro, com atuação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!