Sustentabilidade, preservação ambiental e recuperação de nascentes hídricas estiveram no centro dos discursos na abertura da Bahia Farm Show nesta segunda-feira (10). O evento, que está na 18ª edição, é realizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.
No discurso de abertura, o presidente da Aiba – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia e também presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, destacou a preocupação dos produtores rurais com a sustentabilidade e os investimentos realizados em ações de preservação ambiental.
“Destinamos 35% das nossas áreas como áreas de preservação permanente, enquanto o exigido pelo Código Florestal Brasileiro é de 20%. Fazemos isso porque entendemos a importância de deixar a nossa terra, nosso bem maior, para as futuras gerações. Pensando nisso, este ano a Bahia Farm Show traz como tema ‘Agro: a Herança do Brasil’”, comentou Odacil Ranzi.
Estiveram presentes no evento, realizado na sede da AIBA, além do presidente da Bahia Farm Show, o prefeito da cidade, Júnior Marabá; o senador Irineu Orth (PP-RS); o secretário de Meio Ambiente do estado, Wallison Tum, além de empresários, produtores rurais e outras autoridades.
A abertura da Bahia Farm contou ainda com uma homenagem às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. O secretário de Meio Ambiente do estado pediu um minuto de silêncio antes de dar início ao seu discurso.
O secretário parabenizou a organização do evento e destacou o investimento do governo do estado para a realização da feira. “O estado da Bahia patrocinou R$ 1,35 milhão e nós entendemos que ainda é pouco pela importância e pelo tamanho do evento”.
A feira será aberta para o público em geral a partir desta terça-feira e vai até o próximo sábado. A previsão é atrair um público de 100 mil pessoas, que vai conferir mais de mil marcas de 434 empresas expositoras distribuídas em uma área de 262 mil metros quadrados.