segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Emissão de certificado digital de forma remota deve atender a critérios de segurança de nível equivalente à identificação presencial - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Aberta consulta pública sobre Estratégia Brasileira para a Transformação Digital
segunda-feira 29 de novembro de 2021 às 17:50h

Aberta consulta pública sobre Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

NOTÍCIAS


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que os gestores podem participar de consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-digital). Aberta até o dia 14 de janeiro de 2022, a consulta tem por objetivo garantir a ampla participação social para a atualização e a priorização das ações estratégicas.

A última atualização da E-digital ocorreu a partir de um ciclo de oficinas realizado de 21 e 24 de setembro deste ano, com a participação de mais de cem atores de diferentes setores da sociedade, como acadêmicos, servidores públicos, empresários, que propuseram ações estratégicas por meio de um ciclo de oficinas.

Podem participar da consulta pessoas físicas ou jurídicas diretamente por meio do formulário eletrônico [http://isurvey.cgee.org.br/e-digital/], bastando realizar um cadastro inicial. Para participar é necessário primeiramente escolher se responderá como pessoa física ou jurídica, clicando, em seguida, no botão “Cadastre-se”. Após o cadastramento, será enviada no e-mail informado uma mensagem para geração de senha de acesso e conclusão do cadastramento.

E-digital

Foi lançada por meio do Decreto 9.319/2018, definindo uma série de ações para impulsionar a digitalização de processos produtivos e da sociedade brasileira. Produzido sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e do Ministério das Comunicações (MC), dentro de um Grupo de Trabalho Interministerial. A Estratégia define um conjunto de cem ações para impulsionar a digitalização de processos produtivos e da sociedade brasileira, criando-se um ambiente para impactos transformadores em agricultura, comércio, educação, finanças, indústria e serviços.

O documento contempla nove eixos, sendo cinco eixos habilitadores e quatro eixos temáticos de transformação digital: Infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e dimensão internacional. Além disso, foram incluídos quatro eixos temáticos relacionados com a Transformação Digital: Economia baseada em dados; IoT – mundo de dispositivos conectados; Novos modelos de negócios; e Transformação digital da cidadania e do governo.

Veja também

Câmara de Salvador aprova orçamento de R$ 12,59 bilhões para 2025

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025 foi aprovada pela Câmara Municipal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!