A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou a doação de dois monitores multiparamétricos para serem utilizados na Unidade Especializada de Controle à Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O diretor executivo da entidade, Lidervan Mota, representou os produtores na entrega ao prefeito Oziel Oliveira (PDT) e ao secretário Felipe Melhlem durante encontro nesta reunião na quinta-feira (16). Por meio dos produtores rurais baianos, a Abapa investiu, até o momento, um montante de R$ 1,5 milhão em ações direta para apoiar a população no enfrentamento da Covid-19.
Ao agradecer mais uma vez a solidariedade dos produtores baianos, o prefeito Oziel Oliveira, reforçou a importância destes equipamentos que vão levar ainda mais suporte ao atendimento dos pacientes da Covid-19 no município. “São modernos equipamentos importantes para a nossa batalha que certamente irão contribuir para salvar muitas vidas. Esta contribuição é o que precisamos neste momento, de gente que soma e que dispõe a se doar para o próximo”, afirma. Estes aparelhos também foram doados pela Abapa para o Hospital do Oeste, em Barreiras (BA), e para o Hospital Dr. Arquimedes Vieira de Brito, em Posse (GO), na área de abrangência da área agrícola do Rosário, em Correntina (BA).
O diretor–executivo da Abapa, Lidervan Morais Mota, explica que a entidade vem somando esforços junto ao poder público desde o início da pandemia do coronavírus para apoiar diretamente a população . “Além destes aparelhos, a Abapa já contribuiu com a doação de materiais básicos como máscaras, luvas, álcool gel para a proteção dos profissionais de saúde e de tecido 100% algodão para a confecção de 700 mil máscaras para a proteção da população em toda a Bahia”. Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, “este é o momento que devemos estar todos juntos para vencer a pandemia”. A entidade também apoiou a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) para a instalação de um laboratório regional para testes da Covid-19, contribuindo com as autoridades sanitárias nas estratégias para a prevenção e combate à doença.