O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, desembarcou em Salvador e vem participando de encontros estratégicos visando o fortalecimento de parcerias para o desenvolvimento agrícola da Bahia.
Na terça-feira (22), Busato esteve com o Gerente Geral de Clientes do Atacado do Agronegócio do Banco do Nordeste (BNB), Welber Luís Ferreira dos Santos. Na oportunidade foi reforçado o sucesso da parceria da instituição financeira com os produtores rurais por meio do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) que vem garantindo recursos para entidades sociais. Busato também destacou as linhas de crédito em custeio e investimento que vêm possibilitando o apoio ao desenvolvimento agrícola da Bahia.
Nesta quarta-feira (23) , ele se reuniu com o secretário Estadual de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti. Na pauta, as melhorias executadas nas estradas vicinais do Oeste da Bahia pelo programa da Patrulha Mecanizada em parceria com o Governo do Estado, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Prodeageo, e cobrou a retomada das obras de manutenção da BA-459 (Anel da Soja) e da BA-463 (São Desidério – BR-020) por parte das empresas contratadas pelo Governo do Estado.
Acompanhado do diretor-executivo da entidade, Lidervan Morais, o presidente da Abapa também esteve reunido com o Secretário de Agricultura (Seagri), Lucas Moura, e com a chefe de gabinete da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Adriano Tadeu Chagas, representando o secretário, Manoel Vitório. Eles debateram a insegurança tributária na emissão de notas fiscais manuais e a redução das alíquotas de imposto do milho, feijão e da lona dos fardos da colheitadeira de algodão, cuja cobrança supera os demais estados produtores.