sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/G1
Home / NOTÍCIAS / Abaixo-assinado pede retirada de quadro sobre a Lei Áurea na UFBA
segunda-feira 6 de novembro de 2023 às 05:03h

Abaixo-assinado pede retirada de quadro sobre a Lei Áurea na UFBA

NOTÍCIAS


Um abaixo-assinado de alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pede a retirada de um quadro das paredes da Escola de Belas Artes cuja simbologia, segundo eles, é racista.

Quadro "Alegoria da Lei Áurea", exposto na UFBA
Foto: Reprodução

A pintura, de Miguel Navarro y Cañizares, se chama “Alegoria da Lei Áurea” e representa segundo a coluna de Guiçherme Amado, do Metrópoles, a abolição da escravidão como uma espécie de presente da princesa Isabel.

Em cima de um altar, Isabel carrega uma cruz em que estão inscritas as palavras “a redenção” e “Deus caridade”. Ela está cercada de autoridades do império. Abaixo dela, há mulheres negras ajoelhadas levantando as mãos.

“Nota-se nessa estrutura triangular, a presença do Estado (à direita, centro e esquerda) consagrada pela religião ao alto, em gesto de doação do direito de liberdade ao povo negro, o que sabemos nitidamente, por meio da própria história, que se trata de versão distorcida dos acontecimentos políticos e sociais da época”, afirma o texto.

“Estaria a Escola de Belas-Artes minimamente atenta a isso? Porque não há qualquer interesse pelo debate em torno da imagem que persiste em sua parede? Ou, porque não há qualquer comoção pública entre servidoras e servidores, especialmente entre o corpo docente, em relação a esse contexto?”

A interpretação histórica de que a abolição da escravidão ocorreu por uma benevolência das elites brancas é questionada pelo movimento negro.

Até esta sexta-feira (3), o abaixo-assinado, escrito por alunos de artes visuais da universidade, tinha 517 assinaturas.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!