Em meio às conversas para formar uma chapa entre Lula e Geraldo Alckmin, um nome com capacidade de embaralhar esse xadrez segundo a colunista Bela Megale, voltou às conversas: o do empresário Josué Gomes. Josué é filho de José Alencar, que foi vice-presidente do governo Lula. Hoje, ele é presidente da Fiesp e dono da Coteminas, maior grupo têxtil do país.
Em conversas recentes com Gilberto Kassab, presidente do PSD, interlocutores de Lula e membros do PT voltaram a sugerir Josué como vice e a filiação do empresário na legenda de Kassab. Lula quer ter o apoio do partido do ex-prefeito de São Paulo já no primeiro turno das eleições.
Kassab, no entanto, mostra resistência sobre o plano e diz que quer filiar alguém que tenha identidade com seu partido. A aliados, afirmou que o PSD não funcionará como “barriga de aluguel”.
O presidente do PSD, até o momento, tem insistido na candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao Palácio do Planalto. Publicamente, Josué nega ter pretenções eleitorais.
Outra opção seria a filiação do próprio Alckmin no PSD, apesar de Kassab já ter dito que não há chances de o ex-governador ser o vice de Lula pela sua sigla. Petistas acreditam, porém, que Kassab pode mudar de ideia nos próximos meses.