Interlocutores que conhecem como poucos Ricardo Lewandowski afirmam de acordo com a coluna de Bela Megale, do O Globo, que só há uma chance de o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) voltar à vida pública. Seria por meio de uma conversa direta e ampla com o presidente Lula para convidá-lo a assumir a pasta da Justiça, o que ainda não ocorreu.
Lula é apontado como a única pessoa capaz de convencer Lewandowski a encarar essa missão. Na iniciativa privada desde abril, quando se aposentou da corte, o jurista não tem se movimentado para suceder Flávio Dino.
Lewandowski é hoje a primeira opção de Lula, como informou o colunista Lauro Jardim, e apontado pelos antigos pares do STF como único entre os cotados que fala de igual para igual com todos os magistrados da corte sem qualquer aresta.
O ministro aposentado tem ignorado todas as sondagens feitas sobre o tema e não embarca em conversas com políticos e empresários que tentam assuntar se ingressará no governo.
Pessoas próximas a Lewandowski avaliam que a ligação entre ele e Lula é direta, o que deslegitima qualquer candidato a interlocutor ou ponte.