O senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, disse ao colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, que aguarda uma reunião com o presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira, para discutir o seu futuro político. O Republicanos aceitou chefiar o Ministério de Portos e Aeroportos do governo Lula com Silvio Costa Filho.
Mourão, que foi vice-presidente no governo Bolsonaro, disse que Marcos Pereira ficou de convocar a reunião para explicar a situação do partido em relação a Lula.
Em junho, Marcos Pereira declarou à coluna que o Republicanos seria independente até o final do governo Lula. Ele afirmou, no entanto, que não impediria deputados de fazerem indicações para cargos no governo federal.
Na tarde de quinta-feira (7), a Executiva Nacional do Republicanos emitiu um comunicado dizendo que o convite de Lula a Silvio Costa Filho foi pessoal e que o deputado precisará se licenciar do mandato e de suas funções partidárias para chefiar o ministério.
O Planalto quer fidelizar pouco mais de 30 votos da bancada do Republicanos na Câmara com a entrada de Silvio Costa Filho no governo. A posse do novo ministro deve ocorrer nesta próxima semana.