quarta-feira 18 de setembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / A saga de um pioneiro: Do café ao Açaí na Bahia
domingo 11 de agosto de 2024 às 17:35h

A saga de um pioneiro: Do café ao Açaí na Bahia

NOTÍCIAS


Em 1995 chegava ao Sul da Bahia o Engenheiro Agrônomo Wanderlino Medeiros Bastos, na bagagem, um vasto conhecimento em plantação de café, já que sua família começou a se dedicar a cafeicultura em 1836 no Rio de Janeiro, mudando posteriormente para a o município de São Gabriel no Espírito Santo.

Wanderlino nasceu em 1941, em Cachoeiro de Itapemirim no Estado do Espírito Santo e veio para a Bahia em busca de melhores condições climáticas para o plantio de café, já que no Espírito Santo as estações do ano são marcadas por períodos de chuva e de seca extrema, o que trazia grandes perdas para a lavoura. Visionário, o agrônomo foi criador da muda frontal de café uma espécie mais resistente e produtiva.

Na Bahia, seu Wandelino continuou se dedicando ao cultivo do café e transformou a paisagem local, mas como a fazenda possuía uma área de relevo acidentado, os alagamentos eram constantes e, mais uma vez, foi preciso buscar novas alternativas, assim surgiu a possibilidade de se plantar açaí, uma planta resistente a água e que precisa de um clima quente e úmido.

Wanderlino encheu a caminhonete cachos de açaí e a partir dali começou a criar mudas, ainda sem experiência nesse novo cultivo as primeiras tentativas foram um fracasso, mas aos poucos os experimentos começam a dar certo, as mudas passaram a ser selecionadas e plantadas de forma adequada, mas ainda faltava descobrir qual era a composição correta para deixar o açaí com o sabor que conhecemos hoje, e mais uma vez foi preciso testar.

Em 2005, em um desses experimentos oito quilos de açaí foram processados e sete colaboradores foram convidados a experimentar a mistura, para a surpresa de todos eles não conseguiam parar de comer e cada um comeu em média um quilo de açaí, a receita estava pronta, era a alquimia de sabores perfeita.

Agora o desafio era vender o produto, então uma pequena barraca foi montada próximo a BR 101, mais precisamente em uma área pertencente ao município de Arataca, com o aumento na procura pelo delicioso fruto roxo foi preciso aumentar a produção, ampliar os pontos de vendas e levar o açaí que batizou de ‘DABAHIA’ para outros lugares, e então, uma barraquinha foi montada na capital da Bahia, Salvador.

Refrescante, nutritivo e saboroso o Açaí DABAHIA virou febre dentro e fora do estado, hoje ele está presente em praticamente todos os municípios baianos e também em municípios de estados vizinhos, o diferencial sem dúvida é a qualidade do produto.

A fábrica Açaí DABAHIA conta hoje com 109 funcionários diretos, são famílias inteiras que tiram o seu sustento da plantação, processamento e venda do açaí.

Com produção própria, cuidamos de nossos produtos desde o cultivo da terra até o processamento do fruto o que proporciona muito mais segurança e qualidade de nossos produtos.

O açaí é considerado um superalimento rico em antioxidantes, proteínas, gordura vegetal, vitaminas (B1, C e E), minerais e fibras.

Veja também

TRE-BA realiza cerimônia de geração de mídias das urnas eletrônicas

Na manhã desta quarta-feira (18) o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início às …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!