O comentário tomou conta da plateia que acompanhava o discurso de Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto nesta última quarta-feira (8) assim que o presidente disse ser um “amante da democracia”, pois, segundo ele, homens são, na maioria das vezes, mais “apaixonados pelas amantes do que pelas mulheres”.
A gafe foi imediatamente percebida pelos auxiliares do presidente. De saída da chefia da secretaria de comunicação da Presidência, o ministro Paulo Pimenta virou-se logo com um sorriso e fitou o marqueteiro Sidônio Palmeira, que assumirá o posto em seu lugar e estava sentado ao seu lado durante a cerimônia.
— Esse problema agora é seu – disse segundo Renata Agostini, do O Globo, divertindo-se.
Sidônio nada disse e limitou-se a balançar a cabeça, sorrindo de volta. A fala de Lula acabou viralizando nas redes sociais ao longo do dia.
Assista gafe de Lula:
O comentário ocorreu durante o evento feito pelo governo para marcar os dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro.
O presidente aproveitou o ato para fazer um aceno aos militares, afagar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e defender a democracia, reafirmando a importância da punição pelos responsáveis por tentativas de ruptura democrática.
Ao falar de improviso, contudo, derrapou ao fazer a comparação entre esposas e amantes.
— Eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou amante, porque, na maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela — disse.