A campanha do ex-presidente Lula (PT) tem classificado o debate da TV Globo, na próxima quinta-feira (29), como o “momento decisivo” nesta reta final de campanha eleitoral.
Para aliados do petista, um bom desempenho no programa poderia representar uma vitória logo no primeiro turno. Um desempenho pífio, por outro lado, é visto como a real oportunidade de Bolsonaro iniciar uma virada na disputa eleitoral e vencer a eleição.
A coordenação de campanha teme que Lula tenha um comportamento semelhante ao do debate da Band, quando ele ficou sem respostas em várias perguntas ligadas à corrupção nas administrações petistas. O partido acredita que esse será novamente o foco dos adversários nesse novo encontro entre os presidenciáveis.
Por isso, Lula passou por um novo media training com Rui Falcão e Edinho Silva, coordenadores de comunicação da campanha.
Além disso, os petistas querem evitar ao máximo o clima do “já ganhou”. Para os aliados de Lula, há uma preocupação latente com o índice de abstenção no domingo, que tende a prejudicar mais o candidato petista que o atual presidente da República.