Bisavô do deputado federal pela Bahia, João Leão (PP), Luiz Felipe de Souza Leão (Jaboatão, 20 de julho de 1832 — 30 de agosto de 1898), foi importante político na época do Império em Pernambuco.
Foi um proprietário rural, desembargador e político brasileiro com amizades com a realeza.
Tendo sido deputado provincial, deputado geral e senador do Império do Brasil de 1880 a 1889 (na época imperial o cargo era vitalício), além de ministro da Marinha, de 6 de maio a 20 de agosto de 1885. Quando era senador, ocupava a Quinta Cadeira.
Proprietário do engenho Tapera, em Jaboatão, em Pernambuco, Felipe Leão era advogado formado em Olinda em 1851. Senhor também do engenho Santo Ignacio, em Pernambuco e Conselheiro do Império real.
Luiz Felipe de Souza Leão foi eleito senador de 1880 a 1889. Se tornou vice-presidente do Senado em 1888-89. Irmão de Antônio de Souza Leão, barão de Morenos, conforme apurou o #Acesse Política, Felipe Leão era irmão de Ignez Escolástica Pessoa de Mello, casada com seu primo Domingos Francisco de Souza Leão, barão e visconde de Tabatinga, um dos maiores latifundiários do Brasil, conforme os livros.O senador Felipe de Souza Leão foi pai de Joaquim de Souza Leão, 1º visconde de Campo Alegre no primeiro casamento.
Família imediata: Filho de Felipe de Sousa Leão, Sr Eng Tapera e Rita de Cássia Pessôa de Melo, Sra Eng Moreno
Marido de Maria de Figueiredo e depois casou-se com Maria Anunciada Alves da Silva
Pai de Maria Carolina de Sousa Leão; Maria Luísa de Sousa Leão e Maria das Dores de Sousa Leão
Irmão de Antônio de Sousa Leão, barão de Morenos; Inês Escolástica Pessôa de Melo, viscondessa de Tabatinga; Francisca de Paula Pessôa de Melo; Maria da Conceição de Sousa Leão; Miguel Felipe de Sousa Leão e 7 outros
Pais de:
Leão Diniz de Souza Leão