quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Exame
Home / NOTÍCIAS / ‘A Organização’, o livro que revela os intestinos da Odebrecht
domingo 8 de novembro de 2020 às 09:31h

‘A Organização’, o livro que revela os intestinos da Odebrecht

NOTÍCIAS


Chega às livrarias no dia 20, “A Organização — a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo” (Companhia das Letras), de Malu Gaspar. Segundo a coluna de Lauro Jardim, será o melhor livro-reportagem do ano.

Se em “Tudo ou Nada”, de 2014, Malu descreveu de forma incontornável a ascensão e queda de Eike Batista, agora em 640 páginas ela usa o mesmo texto eletrizante, a pesquisa e a apuração acuradas para revelar os intestinos da maior e mais poderosa empreiteira que o país já conheceu — desde sua formação nos anos 40 até ser fulminada pela Lava-Jato.

Relata, por exemplo, a simbólica visita de Marcelo e Emílio Odebrecht ao gabinete de Lula, a dois dias do fim do seu mandato. O encontro, do qual Dilma Rousseff participou, era para garantir que o frutífero relacionamento entre Emílio e Lula fosse transferido para Marcelo e para a presidente que tomaria posse dali a 48 horas. Uma conversa olho no olho. Escreve Malu:

— Emílio introduziu o assunto. ‘É importante que vocês mantenham a relação que há entre nós.’ Lula corroborou, olhando para a sucessora. ‘Esses aqui têm sido nossos amigos sempre, e espero que você, Dilma, tenha com eles a mesma relação que eu tive.’ No mesmo encontro, Emílio chamou Lula num canto e falou do sítio de Atibaia, que a Odebrecht reformava. ‘Olha, chefe, o senhor vai ter uma surpresa. Nós vamos garantir o prazo que havíamos dado lá no programa do sítio’. Lula não pareceu surpreso, mas não disse nada.

Depois de ler “A Organização”, nem mesmo o petista mais obediente à causa será capaz de negar as relações carnais entre o PT, Lula e a empreiteira que mais corrompeu na história do Brasil. E os outros partidos? O livro mostra que as relações foram tão carnais quanto.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!