Em quarentena, Paulo Guedes avalia segundo a coluna Radar, criar com Gustavo Montezano, o ex-presidente do BNDES, uma gestora de recursos para operar projetos de economia verde.
Foi Montezano que procurou Guedes, seu mentor, para propor a empreitada. O ex-ministro da Economia sempre disse que “o futuro é verde e digital”.
Sua história de inovação nessa área — sempre trabalhou com fundos temáticos tanto na Educação quanto na saúde — já apontava, portanto, para a nova fronteira climática na economia, um caminho natural no setor de bioeconomia, transição energética, crédito de carbono e projetos de infraestrutura sustentável.
O ex-ministro tem sido bastante procurado por figuras que desejam propor a ele todo tipo de empreitada — editoras, por exemplo, já sondaram Guedes sobre a possibilidade de escrever um livro sobre sua aventura no governo. Como o sabático forçado vai até julho, ele tem se limitado a ouvir.
No caso de Montezano, pela relação de amizade que tem, já sinalizou que estará na empreitada para ajudar, mas o nível desse envolvimento — dado que tem outros projetos em mente — será definido adiante.