O ex-ministro Ciro Gomes deu essa sugestão ao ex-presidente no último mês via imprensa
Lula disse a poucos aliados conforme o jornal O Globo, que não descarta a possibilidade de ser candidato à vice-presidente em uma chapa petista em 2022. O ex-presidente tem afirmado segundo a coluna de Bela Megale, que a prioridade é derrotar Bolsonaro e que, se outro nome da sigla surgir como uma opção mais competitiva, faria uma nova composição. Mas segundo a coluna de Bela Megale, mais de 90% dos correligionários do PT, no entanto, não creem nessa possibilidade. O caminho de Lula como vice numa corrida presidencial seguiria o da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que, em 2019 foi vice na chapa vencedora formada com Alberto Fernández.
Além de Lula estar crescendo nas pesquisas, petistas avaliam que é pouco provável que outro nome da sigla atraia mais votos que ele nas eleições .
O ex-presidente tem evitado falar sobre sua candidatura e diz que está focado em “ajudar os brasileiros” em meio à pandemia e à crise econômica. Lula, porém, já faz acenos ao centro e intensifica cada vez mais suas conversas, de olho em 2022. Nomes próximos ao líder petista, como o do ex-ministro Nelson Jobim, atuam para reaproxima-lo de segmentos do empresariado e militares. Na frente da Covid-19, o ex-presidente trabalhou na articulação entre o fundo russo que financiou o desenvolvimento da vacina Sputnik V e Estados do Nordeste.
Na última quinta (15) o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a anulação das condenações de Lula na Lava-Jato por 8 votos a 3. A decisão reafirma a condição do petista como elegível.