Berço de grandes nomes da publicidade mundial, a Bahia é reconhecida, também, pela criatividade dos anúncios que ficaram eternizados na memória das pessoas. A história e a evolução da propaganda baiana será o tema da próxima live #TamoJunto, promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia). O convidado da semana será o jornalista, publicitário e escritor Nelson Cadena. O bate-papo será mediado por Gustavo Queiroz, conselheiro do Sinapro-Bahia e CEO da agência NIBS, de Salvador. A transmissão acontece nesta terça-feira (25), às 10h, no perfil @sinaprobahia no Instagram.
Colombiano radicado no Brasil desde 1973, Cadena se considera “baianíssimo de coração e alma”. Figura carismática e bastante conhecida no mercado de Comunicação da Bahia, Cadena é pesquisador e autor de 12 livros, três deles sobre a história da propaganda na Bahia e no Brasil. Entre suas publicações estão os livros “25 Anos da Melhor Propaganda Brasileira” (1991), “450 Anos de Propaganda na Bahia” (1999) e “100 Anos de Propaganda no Brasil” (2000).
“A publicidade vive uma constante evolução, o mercado é que não consegue acompanhar. As agências de propaganda dispõem das novas tecnologias e ferramentas, detêm o conhecimento, mas, o anunciante, por uma questão cultural de não correr riscos, prefere as receitas convencionais. É a máxima de que em time que está ganhando não se mexe”, analisa Cadena. Em 2017, ele foi curador da “Expo Sinapro 30 anos”, uma retrospectiva da história da propaganda baiana que integrava as comemorações pelos 30 anos da entidade baiana.