A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, esclareceu os planos de reeleição do presidente americano, Joe Biden, após ter feito um comentário que gerou confusão.
Horas depois de Biden lançar formalmente na terça-feira (25) sua campanha para um segundo mandato de quatro anos, ela se recusou a dizer se ele planejava cumprir todo o mandato.
“Isso é algo para ele decidir”, disse ela durante uma entrevista coletiva.
Aos 80 anos, Biden é o presidente mais velho da história dos Estados Unidos.
Posteriormente, ela esclareceu que ele cumpriria outro mandato completo se fosse reeleito.
A gafe da porta-voz ocorreu horas depois de Biden anunciar oficialmente que concorreria novamente à presidência em um vídeo pré-gravado.
“O presidente planeja cumprir todos os oito anos?”, perguntou um repórter do site Politico durante uma coletiva na Casa Branca na terça-feira.
“Isso é algo para ele decidir”, ela respondeu.
“Eu simplesmente não vou me antecipar a isso. E há uma campanha para 2024. Qualquer coisa relacionada a isso, eu encaminharia você para lá.”
Jean-Pierre disse que inicialmente evitou responder à pergunta do repórter para permanecer em conformidade com uma lei eleitoral federal dos EUA conhecida como Lei Hatch, que proíbe funcionários do poder Executivo de usar o cargo para fazer campanha para um candidato enquanto desempenham funções oficiais.
De acordo com o Politico, Jean-Pierre é conhecida por mencionar com frequência a Lei Hatch aos repórteres. Os jornalistas reclamam que ela interpreta a lei de forma muito ampla — e a cita para evitar responder a certas perguntas.
Na terça-feira, ela citou a lei novamente quando perguntada sobre o contato para a imprensa da campanha à reeleição de Biden — e se a guerra na Ucrânia havia influenciado sua decisão de concorrer.
No fim do dia, ela usou o Twitter para prometer que Biden cumpriria todos os oito anos de mandato se for reeleito.
“Como você sabe, levamos a sério o cumprimento da lei”, ela postou.
“Então, eu queria ter certeza de que não entraria em 2024 indo além dos limites da lei. Mas posso confirmar que, se reeleito, @POTUS serviria todos os 8 anos.”
Um órgão fiscalizador do governo dos EUA constatou que Kellyanne Conway, uma assessora de campanha do ex-presidente Donald Trump que foi conselheira da Casa Branca na gestão dele, violou repetidamente a Lei Hatch.
O Gabinete do Conselho Especial da Casa Branca escreveu, na época, que o descumprimento da lei vai “corroer o principal alicerce do nosso sistema democrático — o Estado de direito” — e pediu que ela fosse demitida.
A gafe de Jean-Pierre ocorre em meio a uma nova pesquisa de opinião que sugere que a maioria dos americanos acredita que o presidente Biden não deveria concorrer à reeleição por causa da idade.
Biden completaria 86 anos ao final do seu segundo mandato.