Favorito para ocupar a próxima vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin tem sido questionado sobre como lidará com Sergio Moro (União Brasil-PR) no Senado. Conforme a coluna de Bela Megale, no O Globo, o ex-juiz e hoje senador se articulará para que o advogado de Lula encare uma sabatina “rigorosa” e não tenha vida fácil na Casa.
Zanin afirma a interlocutores que não está preocupado com isso agora, porque a sabatina é um tema a se pensar em um momento posterior. O advogado pontua que há um caminho a ser seguido que inclui, em especial, a indicação do próprio presidente Lula para a corte.
Na hipótese de ser o indicado, porém, Zanin não mostra preocupação direta sobre Moro e lembra que ganhou “todas as batalhas” contra o ex-juiz. Nos últimos três anos, o advogado encerrou mais de 25 ações contra Lula vinculadas direta ou indiretamente à Lava-Jato e foi autor do processo que decretou a parcialidade de Moro no STF.
A membros da classe política, o advogado de Lula tem dito que, se sua indicação ao Supremo for confirmada, vai tratar os parlamentares com respeito e procurar todos os senadores para conversar, sem restrições.