quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Foto: Arquivo pessoal
Home / NOTÍCIAS / A escolha de João Durval ao governo da Bahia
terça-feira 23 de abril de 2024 às 07:04h

A escolha de João Durval ao governo da Bahia

NOTÍCIAS


Quando o acidente que matou a um mês do pleito o candidato ao governo Clériston Andrade, em um acidente de helicóptero próximo do município de Caatiba, houve como em 2014 ocorreu com a perda de Eduardo Campos, uma forte comoção na Bahia.

Afinal, além de Clériston estavam no aparelho o candidato a vice-governador, Rogério Rego, deputados estaduais, federais e candidatos.

Segundo Zeca de Aphonso, do Curta do Poder, contava-se que Luís Eduardo Magalhães desistiu de viajar momentos antes do embarque. Antônio Carlos, então governador d Bahia no seu segundo mandato, procurou reagrupar sua corrente e escolher o substituto.

Tal era a comoção que foi nesse clima que o ACM teria dito que ele “elegeria até um poste”. Havia candidatos naturais e, um deles, era o então senador (biônico) Jutahy Magalhães, pai do deputado federal Jutahy Jr., e Ângelo Calmon de Sá, que comandava o Banco Econômico da Bahia.

ACM excluiu os dois. Numa conversa em Ondina, disse a um grupo – e um dos presentes contou a Zeca de Aphonso – que estava propenso a decidir “pela sua conveniência e não pela competência”.

Escolheu, então, João Durval Carneiro, que era seu secretário de Planejamento e Recursos Hídricos.

Veja também

Quanto ganha um governador? Veja salários

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), recebe a maior remuneração entre os gestores das 27 unidades da federação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!