Depois de dois anos e dois meses, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) volta a receber visitas dos estudantes da rede pública baiana. A instituição de ensino que inaugurou a fase pós-pandemia do programa A Escola e o Legislativo foi a Escola Municipal Vila Nova de Portão, de Lauro de Freitas, que trouxe 50 alunos do 5° ano vespertino, para que conhecessem as instalações e aprendessem acerca do funcionamento da Casa do Povo.
O objetivo do programa é promover a aproximação do Legislativo com diversos segmentos da sociedade, sobretudo a comunidade estudantil, através de visitas pedagógicas. Dessa forma, contribui para estimular a participação política, favorecer a inclusão social e o exercício da cidadania, além do fortalecimento da democracia e do Poder Legislativo
Visita
A visita começou na rampa, onde os estudantes foram apresentados ao Mural de Carybé, depois passaram ao plenarinho. Ali, Laura Ramos, uma das coordenadoras do programa, falou a respeito da função de cada um dos poderes da República, mais especificamente o Poder Legislativo. De lá, seguiram para o plenário e conheceram o painel Galeota Gratidão do Povo, de autoria do artista plástico Carlos Bastos, representando diversas personalidades baianas.
“Estávamos muito ansiosos para retomar a nossa rotina de visita de alunos, tínhamos uma procura muito grande dos professores que sempre vinham perguntando, mas tivemos que esperar até os alunos estarem vacinados e chegar a este estágio de ter segurança para recepcioná-los”.
TV ALBA
A novidade foi a inclusão da visita à TV ALBA no roteiro, onde estudantes tiveram contato com os bastidores, estúdios e com a rotina da emissora. “Essa inclusão enriquece o programa e abre novos horizontes e novos conhecimentos para os alunos”, ressaltou a coordenadora. Depois da emissora, os alunos foram à Biblioteca, sendo recepcionados pela servidora Rosângela Souza.
Feliz com a reativação do programa A Escola e o Legislativo, a diretora da escola visitante, Alda Miranda, ressaltou a importância da iniciativa. “É de uma importância extrema. Apesar de eles não terem a faixa etária para votar, são, sim, influenciadores junto aos pais, para falar da importância dos poderes, da eleição, e do papel deles enquanto cidadãos”, afirmou.
Muito atento a todas as atividades realizadas, o aluno Davi Santos elogiou o passeio e afirmou ter aprendido muito. “Foi bem interessante, aprendi muito sobre o que fazem os deputados e sobre arte. Chegando em casa vou fazer a resenha com a minha família”, comemorou.