O vereador Téo Senna (PHS) afirmou que a educação de Salvador está se tornando uma referência para o país. Para ele, o reflexo desta declaração é o programa Agente da Educação, que foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo, na segunda-feira (15).
A iniciativa promove a aproximação entre a família, escola e comunidade, por meio do desenvolvimento de ações que possibilitam a participação dos familiares no ambiente escolar e o seu envolvimento na rotina estudantil, além de combater a evasão.
“Os resultados do programa são excepcionais. Em quatro anos de atuação, o Agente da Educação resolveu cerca de 85 mil casos de baixa frequência, abandono temporário dos estudos e evasão de alunos do ensino fundamental. Em paralelo, a prefeitura investiu em infraestrutura, requalificando praticamente todas as escolas, e na qualidade do ensino, tornando o ambiente escolar agradável e atrativo”, ressalta Téo Senna.
Ao ressaltar que a taxa de abandono temporário da capital, hoje, é de 1,6%, abaixo da média nacional (1,7%), o vereador lembra que o número da Bahia é mais que o dobro (3,8%). Ele lembrou ainda que a Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), publicada recentemente, revelou que um terço da população do estado não estuda, não trabalha e ainda tem acesso limitado ao ensino superior.
A pesquisa mostrou que na faixa etária de 15 a 17 anos, 44,6% dos jovens baianos já saíram da escola ou ainda não chegaram ao ensino médio. “O resultado disso é que a Bahia tem o pior ensino médio do país, segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O governador Rui Costa (PT) não prioriza a educação e a prova disso foi o fechamento de escolas na capital e no interior no início deste ano”, afirma o parlamentar.