Já se passaram 37 anos desde que um incêndio em uma mina de carvão forçou a família de Tom Darrah a fugir de casa na cidade de Centralia, na Pensilvânia. Três décadas depois, o fogo não se apagou e ainda espalha gases tóxicos como dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio. O incêndio, um dos maiores desastres ambientais da história americana, transformou o lugar em uma cidade fantasma.
Uma foto de Centralia antes do incêndio adorna uma das paredes do escritório de Darrah na Universidade Estadual de Ohio. Ele é professor de geologia e um dos maiores especialistas do mundo no chamado hidrogênio “geológico”, uma forma de energia renovável que pode ser uma alternativa aos combustíveis fósseis. O hidrogênio geológico pode ser encontrado em vastos depósitos nas placas tectônicas, onde existem condições para que o elemento mais leve da Terra permaneça em sua forma mais pura. “Ele está presente em todos os continentes”, diz Darrah. “A quantidade disponível é imensa.”
Bilionários dão dicas sobre como ganhar dinheiro
Segundo Rubenstein, os grandes investidores possuem habilidades sólidas em matemática, demonstram uma curiosidade intelectual enorme e têm o hábito de ler o máximo que podem, mesmo que não seja diretamente relacionado à área em que estão investindo. Eles são como esponjas, absorvendo informações. Além disso, esses investidores gostam de ter a palavra final e, quando tomam uma decisão ruim, assumem a responsabilidade por ela.
“A coisa mais importante é ler, saber sobre o que está se envolvendo e não pensar que é um gênio. Seja realista em suas expectativas de taxa de retorno. A coisa mais importante a se reconhecer é que o maior erro que as pessoas cometem é vender quando os mercados estão em queda e comprar quando os mercados estão em alta.”
Ele é um dos fundadores e CTO da Koloma, uma startup pouco conhecida de Denver, no estado do Colorado. Darrah possui 16 patentes para encontrar e extrair hidrogênio de maneira eficiente e planeja um futuro em que possa se extrair o gás assim como se extraiu o petróleo.