sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / A desconfiança com Davi Alcolumbre na criação da federação União União-PP
terça-feira 21 de fevereiro de 2023 às 07:57h

A desconfiança com Davi Alcolumbre na criação da federação União União-PP

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em meio à súbita influência do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) dentro do governo Lula, articuladores da federação entre os partidos PP, Avante e União Brasil passaram segundo Marcela Mattos, da Veja, a ver com restrição qualquer participação do parlamentar amapaense nas negociações do projeto.

Isso porque Alcolumbre, antes aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se aproximou do novo governo e conseguiu emplacar todos os três ministros do União que hoje ocupam um cargo na Esplanada – Juscelino Filho (Comunicações), Daniela do Waguinho (Turismo) e Waldez Góes (Integração).

Com a onipresença do senador, Alcolumbre passou a ser alvo de fogo amigo, e deputados de seu partido cobram do governo um espaço indicado pela bancada para que, em contrapartida, entreguem votos da legenda.

A federação PP-União-Avante está em avançado processo de tratativas. Se vingar, a nova formação gerará a maior bancada na Câmara, com 115 deputados, e será composta por políticos de todos os espectros, como o governista Alcolumbre e o oposicionista Ciro Nogueira, ex-ministro de Bolsonaro.

Desde o início, articuladores da proposta avaliam que Alcolumbre pode ser usado pelo governo para tentar minar a federação, e que o próprio senador teria interesse em boicotar o superbloco. Faz sentido: se for confirmada, a poderosa nova força política vai aumentar a pressão para que seja contemplada com cargos no governo, o que, por consequência, forçaria um deslocamento da influência do senador, que tenderia a perder espaço.

Veja também

Operação da Transposição do Rio São Francisco passa a ser gerida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regiona

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) assumiu neste mês a gestão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!