O presidente nacional do seu partido, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), já teve ao menos uma conversa direta segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, com Lula desde a eleição do petista ao Palácio do Planalto.
Os dois conversaram ainda durante a transição, quando o presidente da República ligou diretamente para Marcos Pereira pedindo apoio do partido para aprovar a PEC da Transição.
À época, a maioria da bancada do Republicanos no Congresso Nacional votou contra o texto principal da PEC, mas apoiou a decisiva emenda que criou o novo marco fiscal.
Depois disso, segundo Marcos Pereira, não houve outras conversas entre eles, mesmo em meio à negociação que levou o deputado Silvio Costa Filho a assumir o Ministério de Portos e Aeroportos.
O presidente do Republicanos, no entanto, afirmar estar aberto a conversar com Lula novamente, caso seja convocado pelo presidente da República.
Presidente do Republicanos tenta se equilibrar
Marcos Pereira vem tentando se equilibrar na proximidade com o governo Lula por ser pré-candidato à sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara, em 2025.
O dirigente sabe que não pode se distanciar tanto do Palácio do Planalto. Ao mesmo tempo, não pode estar tão próximo, porque isso o faria perder votos na oposição.