domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / A atuação dos comandantes das Forças na proposta que restringe militares da ativa na política
quinta-feira 16 de março de 2023 às 06:23h

A atuação dos comandantes das Forças na proposta que restringe militares da ativa na política

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O governo Lula vê os comandantes das Forças Armadas como “parceiros” na criação e defesa da proposta segundo a coluna de Bela Megale, no O Globo, que vai obrigar militares da ativa a se desligarem da instituição ou irem para reserva se disputarem eleições ou assumirem ministérios.

Em conversas com integrantes do governo, os comandantes têm encampado com ênfase a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que coloca as restrições. São eles: o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (comandante da Aeronáutica), o general Tomás Ribeiro Paiva (comandante do Exército) e o almirante Marcos Sampaio Olsen (comandante da Marinha).

Integrantes do governo têm destacado, em especial, a conduta do general Tomás Paiva. Nas conversas sobre o tema, o comandante pontua o elevado número de militares que concorreram às eleições de 2022 e avalia que boa parte daqueles que não são eleitos volta carregando a política para os quartéis.

Antes de apresentar ao presidente Lula a ideia de elaborar a PEC, o ministro da Defesa, José Mucio, conversou com os três comandantes. A colegas da Esplanada, Múcio relatou que foi deste debate que nasceu o projeto. O ministro da Defesa afirma que o objetivo da proposta é fazer com que os militares optem por qual caminho que querem seguir: o da carreira nas Forças ou o da política.

Atualmente, membros do Exército, da Marinha e Aeronáutica podem se afastar das atividades para disputar cargos eletivos e voltar ao fim do processo eleitoral. A Constituição estabelece que, se o militar tiver mais de dez anos de serviço e for eleito, ele é automaticamente transferido para a reserva remunerada no ato da diplomação.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!