Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a vereadora Marcelle Moraes (sem partido) defende a importância do público feminino ocupar cada vez mais espaços monopolizados historicamente por homens. Ela reconhece o desafio enfrentado para conquistar espaço na Câmara, que sempre foi um ambiente majoritariamente masculino.
“Me orgulho em fazer parte do grupo de mulheres que tem quebrado tabus dentro da política. Num primeiro momento, é perceptível que alguns homens subestimam nossa capacidade de ocupar uma cadeira no parlamento. Mas o dia a dia, a seriedade com que trato minha função e a postura íntegra como conduzo todos os processos, fez com que conquistasse o respeito de todos na Casa. Espero que no próximo pleito as bancadas femininas possam continuar crescendo em todo país”, destacou a vereadora.
Empoderamento
De acordo com Marcelle Moraes, o bom exemplo de mulheres bem sucedidas também é fundamental para inspirar e fomentar o empoderamento feminino. Ela destaca ainda que o poder público precisa exercer um papel mais incisivo, com a proposição de políticas públicas para mudar esse quadro de desigualdade de gênero.
“A participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis da vida política, econômica e privada passa pelo interesse do estado em definir estratégias que construam uma sociedade mais igualitária. Também é preciso que as mulheres que ocupam locais de destaque possam usar essa plataforma para inspirar e propagar a equidade da participação feminina em todas as áreas de atuação”, finalizou.