segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Reprodução/UPB
Home / DESTAQUE / ‘Regras para as Eleições 2020’ são debatidos pelo TRE-BA e UPB
quarta-feira 11 de março de 2020 às 11:55h

‘Regras para as Eleições 2020’ são debatidos pelo TRE-BA e UPB

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), realizou, nesta última terça-feira (10), a Jornada Eleitoral: Regras para as Eleições 2020.

O evento aconteceu no Auditório da UPB, no CAB. A abertura do evento, realizada pela manhã, contou com a participação do juiz membro do TRE baiano, Henrique Trindade, e do Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Cláudio Gusmão. Já no turno da tarde, os participantes puderam conferir palestras dos servidores do Eleitoral Jaime Barreiros e Josafá Coelho.

Na opinião do juiz membro do TRE da Bahia, Henrique Trindade, a parceria entre os órgãos é fundamental para difundir o conhecimento e a cultura eleitoral para todos os envolvidos no processo. “O conhecimento não deve ser apenas para os futuros candidatos aqui presentes, mas para todos os eleitores. Colocamos a EJE à disposição para qualquer tipo de esclarecimento e parceria. O nosso apoio é incondicional para que as próximas eleições sejam transparentes e tenham uma eficácia no maior sentido possível”, disse o juiz.

Ainda durante a abertura do evento, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, demonstrou contentamento com a realização da jornada. “Gostaria de agradecer ao TRE baiano, ao presidente do Regional, desembargador Jatahy Júnior, por essa parceria, que vem engrandecer muito mais a UPB, o TRE e os municípios do estado. Realizar essa jornada de discussão sobre a nova Legislação Eleitoral e, principalmente, sobre as condutas vedadas a nós, gestores, é fundamental. Se a gente educa uma sociedade e as pessoas que são lideres, a gente diminui a incidência sobre o descumprimento da Legislação, esse é o nosso objetivo”, dialogou Eudes Ribeiro.

O evento também contou com a participação dos servidores do Regional baiano, Jaime Barreiros e Josafá Coelho que encerraram o evento com o painel: Aspectos Polêmicos e Inovadores das Eleições 2020. Com as temáticas: “Abuso de Poder nas Eleições e Sistemas Eleitorais” e “Aspectos Polêmicos do financiamento de Campanhas e da Prestação de Contas Eleitorais”, respectivamente, como facilitadores.

Na opinião do servidor Jaime Barreiros, “é importante que a sociedade conheça, principalmente, os diretamente interessados, essas regras, para reduzir o trabalho da Justiça Eleitoral. Justiça que existe para garantir a normalidade e a legitimidade do sufrágio, onde os candidatos e partidos políticos são parceiros nesse processo, quanto mais o conhecimento for difundido, melhor será o nosso processo eleitoral, mais legítimo ele será”, concluiu.

O encontro foi direcionado a prefeitos, vereadores, futuros candidatos, dirigentes partidários, magistrados, promotores eleitorais, advogados, cientistas políticos e estudantes de Direito e Ciências Sociais. O evento – fruto de uma parceria entre o TRE e a UPB – buscou prestar orientações vinculadas às eleições municipais de forma a melhor qualificar os diversos atores do processo eleitoral.

Veja também

Lacoste trava batalha judicial contra Shopee para remover anúncios de produtos que imitam marca

Em meio ao debate sobre tributação em e-commerces, a Lacoste vem travando uma batalha judicial …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas