O deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para denominar a rodovia BA-417, que liga o município de Várzea do Poço à BR-324, de Rodovia Estadual João Bento de Sousa. Ao justificar a proposta, Veiga explicou que seu objetivo é homenagear “o grande homem que participou de momentos importantes da história do município de Várzea do Poço, como a luta incessante da sua emancipação, colaborando de forma ímpar com o crescimento, desenvolvimento social, cultural, econômico e político do município”.
De acordo com o deputado, João Bento de Sousa, o Joquinha, como era popularmente conhecido, chegou em Várzea do Poço na década de 50, e eve participação efetiva nos movimentos políticos, na época em que o município era apenas um distrito denominado Campo Alegre. Em 30 de julho de 1962 foi desmembrado do município de Miguel Calmon com a denominação de Várzea do Poço pela Lei Estadual nº 1774.
Na atualidade, o município possui uma área territorial de 204,914 km², com população estimada em 8.661 habitantes, na economia, destaca-se a agricultura, a produção de batata-doce, feijão e mandioca. “João Bento, exerceu sua atividade laborativa de forma a colaborar com o escoamento da cadeia produtiva no município”, acrescentou Marcelinho, no documento.
O deputado acrescentou que João Bento de Sousa foi um dos maiores organizadores de festas. “Seja como principal organizador ou como colaborador, ajudou a realizar todos os carnavais das décadas de 50 e 60”, afirmou ele, concluindo: “Ele deixou um grande legado do ponto de vista cultural, tendo registrado seu nome na história de Várzea do Poço na condução e animação da festa de bumba-meu-boi”.