O trabalho da cientista baiana Jaqueline Goes de Jesus recebeu destaque, através de moção de aplausos, na Assembleia Legislativa da Bahia. A deferência foi feita pelo deputado estadual Pastor Isidório Filho (Avante) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A cientista, graduada na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, foi uma das coordenadoras da equipe que sequenciou o genoma do Coronavírus, em 48 horas.
“O tamanho do desafio confiado à doutrora baiana foi enorme: sequenciar o DNA do Coronavírus (COVID 19) presente em nosso território e ao lado de outros talentosos cientistas brasileiros Cláudia Gonçalves e Cláudio Sacchi. Todos merecedores do nosso absoluto respeito e aplausos, pois países ditos de 1º mundo, como a Itália por exemplo, já tem o novo coronavírus circulando por muito mais tempo em seus territórios e ainda não sequenciaram seu(s) DNA(s) ainda”, disse.
No documento, o deputado evidenciou a importância do sequenciamento pois este conhecimento nos aproxima da vacina. “A alta performance de Jaqueline indica, sem medo de errar, que o que falta à ciência brasileira é investimento, pois talento e capacidade de fazer mais é um predicativo que nos sobra”.