A Bahia segue imune ao novo coronavírus, epidemia que surgiu na China no final do ano passado e chegou ao Brasil na última quarta-feira, 26 de fevereiro.
Conforme boletim divulgado no início da noite desta última segunda-feira (2) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), há no estado 17 casos suspeitos da doença respiratória. Do total de 49 casos notificados, 32 foram excluídos, seja por não se enquadrarem no protocolo do Ministério de Saúde ou por serem descartados após análise laboratorial.
Até o momento, onze cidades baianas estão com o sinal de alerta ligado para a doença. Há pessoas com suspeita de terem contraído o vírus em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Jequié, Itabuna, Ilhéus, Jacaraci, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.
Conforme explicou a Sesab, o diagnóstico da doença é feito por meio de coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Em casos suspeitos, são coletadas duas amostras, a serem encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).