sábado 23 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Auditores do TCM da Bahia se reúnem com representantes do BID
segunda-feira 2 de março de 2020 às 18:50h

Auditores do TCM da Bahia se reúnem com representantes do BID

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Servidores são responsáveis pela fiscalização dos contratos celebrados pela Prefeitura de Salvador com as duas instituições internacionais que envolvem recursos da ordem de U$S 500 milhões

Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que compõem o Núcleo de Auditoria Operacional e de Projetos Cofinanciados com Recursos Externos – NAOP, se reuniram, nesta segunda-feira (2), com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com os dirigentes dos programas Prodetur e Mané Dendê, executados pela Prefeitura de Salvador com financiamento do banco. Os servidores do TCM são responsáveis pelas auditorias de acompanhamento – exigidas pelo BID – dos investimentos e das obras previstas nos contratos. O encontro ocorreu no Wish Hotel da Bahia e serviu para debater os desafios referentes às auditorias dos dois programas.

Além da exposição das questões referentes aos processos de auditoria – o segundo em relação ao programa Prodetur e o primeiro no Mané Dendê – também foram debatidos temas relacionados à supervisão fiduciária dos programas, ferramenta para análise dos relatórios de auditoria e termos de referência de serviço de auditoria externa.

O NAOP é um núcleo de auditoria operacional criado pelo TCM/Ba para auditar as obras de infraestrutura e projetos sociais em municípios baianos que contam com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ou do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) – mais conhecido como Banco Mundial. O núcleo é coordenado pelo auditor e conselheiro substituto do TCM, Ronaldo de Sant’Anna.

Os auditores do TCM são responsáveis pela fiscalização dos contratos celebrados pela Prefeitura de Salvador com as duas instituições internacionais que envolvem recursos da ordem de U$S 500 milhões. Os recursos são aplicados em obras sociais, de educação e saúde – especialmente na região do subúrbio ferroviário de Salvador –, além de projetos turísticos.

Participaram do encontro, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o coordenador Mário Castanheira e a técnica financeira Juliana Fontes, entre outros integrantes da equipe responsável pelo acompanhamento dos contratos. Pelo TCM, o conselheiro substituto Ronaldo de Sant’Anna e os auditores Milene Barbosa, Luiz Leite, Malba Bomfim, Alessandra Faustino, Fernando Pessoa, Tiago Bibiano, Gabriela Marques e Humberto Trindade; pelo programa Prodetur, a coordenadora Aila Levindo Britto – funcionária da prefeitura; e pelo programa Mané Dendê, o coordenador Orlando Castro – também servidor da Prefeitura de Salvador.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!