O Ministério da Justiça lança nesta sexta-feira (28) edital para testar o “drogômetro” nas rodovias federais do país. O aparelho é similar ao bafômetro e apontará o uso de drogas por motoristas. Segundo o jornal Estado de SP, a detecção de substâncias psicoativas será feita por meio de amostras de saliva.
Os testes deverão ser capazes de confirmar sensibilidade de, no mínimo, 75% em usuários ao volante após o consumo de oito substâncias: maconha (THC), cocaína (BZE), anfetamina, metanfetamina, anfepramona, femproporex, clobenzorex e metilenodioximetanfetamina(MDMA).
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas testará a eficácia dos equipamentos ao longo de 2020. Eles serão apresentados por empresas que cederão seus aparelhos gratuitamente para os experimentos. Neste período, os motoristas terão de autorizar a participação. Não haverá multa.
Após a fase experimental, os equipamentos serão regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito e pelo Inmetro. Os que tiverem eficácia comprovada deverão ser utilizados em ações de fiscalização.