segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Parlamento autoriza Guaidó a controlar contas da Venezuela congeladas nos EUA
sexta-feira 28 de fevereiro de 2020 às 05:39h

Parlamento autoriza Guaidó a controlar contas da Venezuela congeladas nos EUA

MUNDO, NOTÍCIAS


O Parlamento venezuelano, controlado pela oposição, autorizou seu presidente, Juan Guaidó, nesta última quinta-feira (27) a criar um fundo com até 80 milhões de dólares em contas bancárias congeladas no exterior por sanções contra o governo de Nicolás Maduro.

O objetivo da lei aprovada pelo Parlamento é que os Estados Unidos, que bloquearam as contas do Estado – incluindo a companhia petrolífera PDVSA – e os funcionários chavistas, liberem dinheiro sob a supervisão da Organização dos Estados Americanos (OEA), disse à AFP o deputado Alfonso Marquina.

Ao aprovar a chamada Lei especial do fundo para a libertação da Venezuela e a atenção a casos de risco de vida, os deputados da oposição endossaram que Guaidó pode fazer uso de “contas bancárias no exterior”.

Segundo o texto da lei, o dinheiro se destinará a gastos sociais em um país arrasado por uma profunda crise econômica, além de buscar “fortalecer as relações internacionais” e custear o “governo de transição” de Guaidó.

Marquina esclareceu que a lei permitirá dispor de contas bancárias particulares “congeladas a corruptos ou violadores de direitos humanos”, referindo-se a sanções individuais contra funcionários do governo.

Veja também

Foragido, cacique bolsonarista é preso na fronteira com a Argentina

Uma das figuras célebres dos movimentos de bolsonaristas que precederam os ataques de 8 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!