sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / SMS informa que foram 5.630 atendimentos durante Carnaval de Salvador
quinta-feira 27 de fevereiro de 2020 às 04:53h

SMS informa que foram 5.630 atendimentos durante Carnaval de Salvador

NOTÍCIAS, SAÚDE


Os módulos assistenciais à saúde montados pela Prefeitura nos circuitos do carnaval contabilizaram 5.630 atendimentos durante toda a folia, com destaque para diminuição de 35% das intervenções cirúrgicas (126), em relação ao ano passado quando foram contabilizados 195 casos.

Do total de admissões, o circuito Dodô respondeu por 72% (4.053) das ocorrências, enquanto o Osmar somou 24,5% (1.379) dos atendimentos na folia. Vale ressaltar que o circuito do Campo Grande registrou redução de 4% no total de casos, quando comparado com o carnaval do ano de 2019. O posto Farol da Barra liderou o volume de intervenções com 1.137 entradas, seguido dos módulos Ademar de Barros (966), Shopping Barra (631) e Morro do Gato (576).

Para o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a ocorrência de mais casos clínicos e redução de procedimentos cirúrgicos evidencia uma maior tranquilidade e resolutividade da saúde no carnaval. “Com o fim da festa pudemos verificar a redução dos casos de maior gravidade, confirmando nossas expectativas quanto à prestação de serviço de qualidade nos circuitos da folia “, analisou o gestor.

Este ano, os casos de intoxicação alcoólica voltaram a aumentar, tendo os postos localizados entre a Barra e Ondina registrado 82% do total de foliões fazendo o uso excessivo do álcool. Os módulos assistenciais contabilizaram 550 ocorrências por embriaguez, um acréscimo de 8,7% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

As principais causas de atendimentos a turistas também foram por intoxicação alcoólica. Das 1.276 pessoas de outras localidades atendidas, 9,8% demostraram ter ingerido grande quantidade de álcool. Vale ressaltar que os turistas corresponderam por 23% do total de foliões atendidos nos postos dos circuitos.

Houve apenas 150 transferências para unidades de retaguarda, o que representa somente 2,7% dos casos. O Hospital Geral do Estado (43) foi a principal referência para as transferências, seguido da UPA Brotas (31) e UPA Vale dos Barris (21), desta forma, a rede pública absorveu 88% das demandas oriundas dos circuitos da festa.

Veja também

STF prevê julgar Bolsonaro sobre golpe em 2025 para evitar calendário eleitoral de 2026

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!