O vistoso edifício-sede da Odebrecht em São Paulo, situado às margens da Marginal Pinheiros, mudou de nome nesta última sexta-feira (21).
Segundo o jornaç O globo, em mensagem distribuída aos funcionários, o comando do (que restou do) grupo informa que o prédio agora se chama Pinheiro One.
O edifício foi inaugurado em 2013, nos tempos em que a Odebrecht fazia e acontecia no Brasil — ou seja, no período áureo de crescimento, aumento de poder (e do endividamento) e de capacidade de construir e corromper do grupo. São 18 andares e mais cinco de garagem.
Foi palco de inúmeras articulações de fraudes de licitação e superfaturamento; de conversas não republicanas; e de dezenas de operações com mandado de buscas e apreensões de documentos.
Um ano apenas depois de sua inauguração, começou a Lava-Jato e a Odebrecht começou a desmoronar.
O prédio já fora vendido no ano passado para a SDI Gestão e Barzel Properties. Coube aos novos donos determinar a mudança para Pinheiro One. Não ajuda a imagem de edifício corporativo algum exibir em sua fachada o nome de um dos maiores (senão o maio) símbolos de corrupção do Brasil.
A hoje minguada Odebrecht continua a ter sua sede ali. E parte do Pinheiro One será alugado a outras empresas.
As placas com o novo nome já estão afixadas diante do edifício.