O juiz Flavio Augusto Martins Leite, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, determinou que o jornalista Glenn Greenwald pague R$ 3 mil por danos morais à deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), devido a uma postagem no Twitter.
Segundo o jornal O Globo, o pedido de Joice era de R$ 50 mil de indenização. Ela também tinha solicitado que Glenn apagasse a publicação, mas a mensagem já havia sido excluída pelo jornalista, devido a uma decisão judicial anterior.
No post de agosto do ano passado, Glenn disse: “Somente no PSL uma pessoa expulsa da profissão de jornalista por plágio reincidente poderia ser a porta-voz da ética no jornalismo”. A mensagem se referia a um processo administrativo que tramitou no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, no qual Joice foi denunciada por plágio.
O juiz Flavio Augusto Martins Leite afirmou que Glenn “excedeu os limites” do direito constitucional da livre manifestação ao ofender a imagem da deputada.
O magistrado disse também que a publicação de Glenn “não corresponde com a realidade, uma vez que as penas aplicadas foram de advertência e suspensão. No entanto, a postagem noticia que houve a expulsão da Autora (Joice)”.