sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / CARNAVAL / Valmir destaca investimentos do carnaval e atuação da Sepromi no primeiro dia de folia
sexta-feira 21 de fevereiro de 2020 às 11:55h

Valmir destaca investimentos do carnaval e atuação da Sepromi no primeiro dia de folia

CARNAVAL, POLÍTICA


O primeiro dia de carnaval na Bahia foi de agenda lotada para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Nesta última quinta-feira (20), durante o dia, o folião petista destacou os investimentos do carnaval pelo governo baiano e a atuação da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) nos festejos durante a inauguração do posto fixo da pasta no circuito carnavalesco em Salvador.

Já no período da noite, a agenda de Valmir foi na abertura oficial do carnaval onde prestigiou as saídas do bloco ‘O Reggae’, com Albino Apolinário, e do bloco ‘Capoeira’, junto com Tonho Matéria, no Pelourinho. Ele reafirmou o trabalho da Sepromi no combate ao racismo e à intolerância e descreveu algumas ações governamentais.

“São R$73 milhões investidos no bem-estar da população e em atrações gratuitas, democratizando o acesso a artistas sem corda. A ‘pipoca do governo’ sempre será a grande novidade na maior festa popular do planeta. E, agora, é tempo de celebrar o Ilê Ayê, o Olodum, o Cortejo Afro e as dezenas de blocos afros que, cada vez mais, ganham força no carnaval de Salvador. É hora de se divertir com BaianaSystem, Daniela Mercury, Margareth Menezes e Gerônimo. E em 2020, temos uma justa homenagem ao trio elétrico, à revolução de Dodô e Osmar”, diz Valmir no Centro Histórico. Sobre o circuito do Pelourinho, Assunção descreve a força da ancestralidade e, também, tradições do país vindas de outros estados.

A festa na capital tem ações coordenadas por diversas secretarias estaduais. A Sepromi, por exemplo, via a titular Fabya Reis, tem o foco central no combate ao racismo. “Também é louvável o trabalho da Secretaria Estadual de Cultura [Secult]. A secretária Arany Santana é uma referência e a gestão demonstra a valorização da cultura baiana, principalmente a negra”, destaca. Valmir frisa que, em 2020, o Carnaval Ouro Negro comemora 13 anos. E diz que a folia é o ápice da diversidade e das ações desenvolvidas ao longo do ano. “Indumentárias, percussão, danças, performances e cantos fazem parte dos espetáculos. É a força da ancestralidade e da tradição. São 49 blocos das categorias afro, afoxé, samba e reggae desfilam este ano com o apoio de Rui Costa”.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!