segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Pedro Moraes
Home / CARNAVAL / Tecnologias e portais de abordagem com PM-BA reforçam segurança no Carnaval de Salvador
sexta-feira 21 de fevereiro de 2020 às 07:16h

Tecnologias e portais de abordagem com PM-BA reforçam segurança no Carnaval de Salvador

CARNAVAL, NOTÍCIAS


Com o Carnaval oficialmente foi iniciado em Salvador nesta última quinta-feira (20), as ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para garantir a ordem nos três circuitos da festa também começaram. Quem passa pela Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, e pelo Porto da Barra, dois dos maiores acessos ao Circuito Dodô (Barra/Ondina), por exemplo, encontra agentes da Polícia Militar realizando a operação de revista dos foliões a partir dos Portais de Abordagem.

Resultado de imagem para Portais de abordagem carnaval salvador

No total, são 42 portais distribuídos pela festa. Antes de ter acesso ao desfile de trios elétricos, blocos e camarotes, homens e mulheres passam por uma revista, em que seus objetos pessoais são verificados para evitar a entrada de armas de fogo ou brancas e objetos perfurocortantes que ofereçam riscos de incidentes violentos.

De acordo com o supervisor dos Portais de Segurança, tenente-coronel André Borges, objetos como chaves de fenda, facas de cozinha e pentes que podem se assemelhar a um canivete são recolhidos durante as revistas. “Nós não permitimos o acesso de tudo aquilo que representa risco para o folião e para quem vem se divertir dentro do circuito”, explica.

Além disso, este ano, todos os portais possuem câmeras de reconhecimento facial e funcionam 24 horas. “Com essa medida, nós estamos monitorando 24 horas, todos os dias do Carnaval, ininterruptamente, visando garantir a segurança de todas as pessoas que vêm para os circuitos”, completa

São 300 câmeras instaladas nos circuitos, posicionadas em pontos estratégicos de ruas, avenidas e estações de transporte público. As imagens são acompanhadas por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP. Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviam imagens em tempo real para o COI.

Reconhecimento facial

Dentre as câmeras, 84 possuem sistema de reconhecimento facial. O superintendente de Gestão Tecnológica da SSP, coronel Marcos Oliveira, lembra que, apesar de relativamente novo, o sistema foi reconhecido como exitoso, inclusive em outros países. “Em 2019, foi um desafio para a gente lançar câmeras de reconhecimento facial nos circuitos da folia e foi uma iniciativa de sucesso, bastante noticiada mundo afora. A partir dali, aprimoramos o uso dessa tecnologia e o desafio agora é colocar isso em todas as entradas da festa”, informou o gestor.

Desde que foi implantado, em dezembro de 2018, o sistema de reconhecimento facial auxiliou nas prisões de 134 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto.

Investimento

Para o Carnaval 2020, o Governo do Estado, por meio da SSP, investiu cerca de R$ 45 milhões na segurança da festa. Além do investimento em tecnologia, a operação inclui um esquema de policiamento com um efetivo de 27 mil policiais, mil a mais que em 2019. No total, 70 postos de segurança estão distribuídos nos três circuitos em Salvador. As ações envolvem a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Veja também

Quase 90% dos apostadores online acumulam dívidas, aponta pesquisa

Com o crescimento das apostas online, conhecidas como “bets” se acendeu um sinal de alerta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!